Soluções em Nutrientes  para tratamento de água e efluentes
Linhas de<br /><strong>nutriente e enzimas Matryx</strong>

Linhas de
nutriente e enzimas Matryx

Mantenha o seu tratamento biológico mais saudável com a linha de nutrientes e enzimas Matryx:

Linhas de nutriente e enzimas Matryx:

  • LINHA DE NUTRIENTES MX PK
  • LINHA DE NUTRIENTES BIOTRAT
  • LINHA DE ENZIMAS BIOTRAT
  • LINHA ESPECIAL AUXILIAR DE FLOCULAÇÃO BIONAN
Ficou interessado?
Solicite seu orçamento
Basta preencher um formulário e enviar sua mensagem.Que em breve retornaremos o contato com mais informações.

Diferenciais
Matryx

A Matryx oferece a seus clientes uma linha especial para o atendimento das necessidades dos sistemas biológicos das estações de tratamento.
Veja os principais diferenciais dos nossos nutrientes e das nossas enzimas:

 

  • Produtos que suprem as principais necessidades para um sistema biológico mais eficiente e saudável;
  • Laboratório de controle de qualidade e de pesquisa e desenvolvimento focado em soluções;
  • Destaque no atendimento pós-venda da equipe comercial;
  • Prazos de entrega ágeis e garantia de fornecimento;
  • Equipe técnica qualificada.
O que são<br /><strong>Nutrientes?</strong>

O que são
Nutrientes?

Nutrientes são estruturas essenciais para o funcionamento dos organismos, fornecendo energia e permitindo a manutenção da vida. Para os microrganismos, dentre os principais nutrientes necessários ao seu crescimento, podemos citar o nitrogênio e o fósforo. Também, por se tratar de fenômenos biológicos, depende dos fatores físico-químicos do meio. Já as enzimas são moléculas, em sua maioria formadas por proteínas, com a capacidade de acelerar uma reação química, ou seja, atuam como catalisadores.

A importância dos
Nutrientes

Em um sistema microbiológico desequilibrado, quando a quantidade de matéria orgânica está muito baixa, os microrganismos passam a oxidar a própria massa celular em suas necessidades básicas para sobrevivência. Se o sistema permanecer sem alimento (matéria-orgânica ou nutrientes) a membrana celular se rompe, permanecendo apenas um resíduo orgânico estável. Este processo é chamado de respiração endógena.

 

O gráfico ao lado sugere que no pico máximo do gráfico o sistema entrou em colapso e não existe mais nutrientes ou matéria orgânica suficientes para a alimentação celular; neste momento dá-se início à fase endógena e consequentemente, o início da morte dos microrganismos.
Diante deste fato, torna-se muito claro a necessidade do controle do equilíbrio nutricional do sistema.
Levando-se em consideração a própria composição dos microrganismos que formam o sistema biológico, costuma-se trabalhar com as relações de:
DQO:N:P - 100:5:1 para processos aeróbios.
DQO:N:P – 350:7:1 para os processos anaeróbios.
Estas relações são orientações, visto que cada efluente industrial possui suas características, e até mesmo efluentes de mesmo segmento podem ser completamente distintos.

Imagem retirada de: Manual Básico de Resíduos Industriais de Curtume (1994)

A importância
das enzimas

Diante do conceito de biodegradabilidade, podemos levar em consideração que ela nada mais é do que a “quebra” de estruturas químicas mais complexas em estruturas mais simples. Os microrganismos sempre irão se alimentar primeiro das substâncias mais simples como, por exemplo, dos nutrientes fósforo e nitrogênio.

 Porém, em efluentes ricos em gorduras e proteínas, a biodegradação destas moléculas torna-se difícil para o sistema biológico, cujos microrganismos irão preferir nutrientes mais simples. Neste ponto torna-se necessária a adição de enzimas ao sistema, para que a quebra destes compostos químicos complexos possa ser reduzida em partes menores, e assim, torná-los viáveis para a alimentação dos microrganismos.

Ficou interessado?
Solicite seu orçamento
Basta preencher um formulário e enviar sua mensagem.Que em breve retornaremos o contato com mais informações.

No mundo
Biológico

O tratamento biológico é aquele que necessita da ação de microrganismos para o consumo da matéria orgânica através de reações bioquímicas. Ele se divide em aeróbio e anaeróbio. No primeiro, é necessário a presença de oxigênio dissolvido no sistema para a respiração dos microrganismos; no segundo, não pode haver oxigênio dissolvido. Por se tratar de seres vivos, é necessário que o tratamento se mantenha saudável e receba um efluente adequado, com baixa toxicidade. Abaixo estão descritos alguns dos fatores mais importante para um bom funcionamento do sistema.

 

  • Temperatura: quando muito baixa pode diminuir a atividade celular, reduzindo consequentemente a velocidade das reações bioquímicas. Também, em temperaturas muito, altas sabe-se que a concentração de oxigênio dissolvido na água é menor.
  • pH: o pH possui relação direta com a velocidade das reações envolvidas no tratamento biológico. O pH ótimo para os microrganismos está entre 6,5 e 7,5, porém, as plantas de tratamento de efluentes podem operar em pH entre 6 e 8. Fora desta faixa, teremos o crescimento de determinadas espécies de microrganismos sobre outras, o que desequilibraria o sistema.
  • Oxigênio dissolvido: em sistemas aerados, é necessário que este esteja dissolvido numa quantia mínima para que o sistema cresça de forma saudável. Indica-se a faixa entre 1 e 2 mg/L.
  • Disponibilidade de alimento: os microrganismos necessitam de uma alimentação equilibrada para manterem-se saudáveis. Neste caso, os nutrientes desempenham um papel fundamental, sendo os principais o fósforo e o nitrogênio. Levando-se em consideração que muitos efluentes são pobres nestes nutrientes, se faz necessário para a sobrevivência do meio a sua adição de forma direta no tratamento biológico.
  • Substâncias tóxicas: muitas substâncias como metais pesados, aldeídos, fenóis, dentre outras, podem inibir de forma total ou parcial a atividade biológica do sistema, resultando em tratamento secundário ineficiente.
  • Matéria orgânica: embora seja o substrato dos microrganismos, a matéria orgânica que entra no tratamento biológico não pode estar em excesso, levando-se em consideração que o reator biológico possui uma capacidade máxima para a degradação da mesma. Assim, choques de carga podem desequilibrar o sistema como um todo, diminuindo a eficiência do tratamento.

Relembrando
conceitos importantes

A Demanda Química de Oxigênio (DQO) e a Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) são os dois parâmetros mais utilizados para medir os impactos ambientais causados pelos efluentes quando lançados nos corpos receptores. A DQO nos dá o valor da quantidade de oxigênio dissolvido (OD) necessário para degradar a matéria orgânica presente no efluente através de reagentes químicos. Diante da resistência de algumas substâncias perante o ataque dos microrganismos, tornou-se necessário oxidar a matéria orgânica utilizando-se um oxidante químico. A DBO é a quantidade de oxigênio dissolvido utilizado na oxidação da matéria orgânica, porém, por meio de microrganismos. Atualmente, realiza-se a análise que mede a demanda de oxigênio após 5 dias, chamada de DBO5. É estreita a relação entre os dois parâmetros, que estão ligados por seus conceitos. Quantitativamente, a DQO sempre terá valor maior.

Soluções para
o biológico

Os nutrientes e enzimas Matryx promovem estabilidade, melhora de eficiência e saúde ao sistema biológico:

 

  • Nutrientes da linha BIOTRAT que auxiliam no crescimento da biota de forma saudável e equilibrada;
  • Um sistema biológico eficiente capaz de atingir níveis de DQO e DBO menores com o uso tanto dos nutrientes, como das enzimas Matryx;
  • Melhora na floculação e maior velocidade de sedimentação para uma água mais clarificada com a linha BIONAN, além de agregar pequenos nutrientes que ao longo do uso mantém o sistema mais equilibrado e auxiliam na remoção de parâmetros ambientais;
  • Adequação de parâmetros ambientais específicos, como nitrogênio e fósforo. Destaque para o nitrogênio, parâmetro de difícil remoção apenas com processos físico-químicos;
  • Permite um sistema biológico mais saudável, o que é indispensável para o alcance da redução de custos com o tratamento;
  • A linha de enzimas BIOTRAT permite a quebra das proteínas e das gorduras, tornando o sistema biológico mais eficiente e também, auxiliando na adequação de parâmetros como óleos e graxas, nitrogênio, entre outros.

Produtos químicos para
Tratamento de água e efluentes industriais

Ficou interessado?
Faça seu orçamento e desfrute de soluções eficientes
Produtos químicos para<br /><strong>Tratamento de água e efluentes industriais</strong>

Interessado?
Solicite um orçamento

Envie sua mensagem e em breve retornaremos o contato.
*Campos obrigatórios