Mantenha o seu tratamento biológico mais saudável com a linha de nutrientes e enzimas Matryx:
Linhas de nutriente e enzimas Matryx:
A Matryx oferece a seus clientes uma linha especial para o atendimento das necessidades dos sistemas biológicos das estações de tratamento.
Veja os principais diferenciais dos nossos nutrientes e das nossas enzimas:
Nutrientes são estruturas essenciais para o funcionamento dos organismos, fornecendo energia e permitindo a manutenção da vida. Para os microrganismos, dentre os principais nutrientes necessários ao seu crescimento, podemos citar o nitrogênio e o fósforo. Também, por se tratar de fenômenos biológicos, depende dos fatores físico-químicos do meio. Já as enzimas são moléculas, em sua maioria formadas por proteínas, com a capacidade de acelerar uma reação química, ou seja, atuam como catalisadores.
Em um sistema microbiológico desequilibrado, quando a quantidade de matéria orgânica está muito baixa, os microrganismos passam a oxidar a própria massa celular em suas necessidades básicas para sobrevivência. Se o sistema permanecer sem alimento (matéria-orgânica ou nutrientes) a membrana celular se rompe, permanecendo apenas um resíduo orgânico estável. Este processo é chamado de respiração endógena.
O gráfico ao lado sugere que no pico máximo do gráfico o sistema entrou em colapso e não existe mais nutrientes ou matéria orgânica suficientes para a alimentação celular; neste momento dá-se início à fase endógena e consequentemente, o início da morte dos microrganismos.
Diante deste fato, torna-se muito claro a necessidade do controle do equilíbrio nutricional do sistema.
Levando-se em consideração a própria composição dos microrganismos que formam o sistema biológico, costuma-se trabalhar com as relações de:
DQO:N:P - 100:5:1 para processos aeróbios.
DQO:N:P – 350:7:1 para os processos anaeróbios.
Estas relações são orientações, visto que cada efluente industrial possui suas características, e até mesmo efluentes de mesmo segmento podem ser completamente distintos.
Diante do conceito de biodegradabilidade, podemos levar em consideração que ela nada mais é do que a “quebra” de estruturas químicas mais complexas em estruturas mais simples. Os microrganismos sempre irão se alimentar primeiro das substâncias mais simples como, por exemplo, dos nutrientes fósforo e nitrogênio.
Porém, em efluentes ricos em gorduras e proteínas, a biodegradação destas moléculas torna-se difícil para o sistema biológico, cujos microrganismos irão preferir nutrientes mais simples. Neste ponto torna-se necessária a adição de enzimas ao sistema, para que a quebra destes compostos químicos complexos possa ser reduzida em partes menores, e assim, torná-los viáveis para a alimentação dos microrganismos.
O tratamento biológico é aquele que necessita da ação de microrganismos para o consumo da matéria orgânica através de reações bioquímicas. Ele se divide em aeróbio e anaeróbio. No primeiro, é necessário a presença de oxigênio dissolvido no sistema para a respiração dos microrganismos; no segundo, não pode haver oxigênio dissolvido. Por se tratar de seres vivos, é necessário que o tratamento se mantenha saudável e receba um efluente adequado, com baixa toxicidade. Abaixo estão descritos alguns dos fatores mais importante para um bom funcionamento do sistema.
A Demanda Química de Oxigênio (DQO) e a Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) são os dois parâmetros mais utilizados para medir os impactos ambientais causados pelos efluentes quando lançados nos corpos receptores. A DQO nos dá o valor da quantidade de oxigênio dissolvido (OD) necessário para degradar a matéria orgânica presente no efluente através de reagentes químicos. Diante da resistência de algumas substâncias perante o ataque dos microrganismos, tornou-se necessário oxidar a matéria orgânica utilizando-se um oxidante químico. A DBO é a quantidade de oxigênio dissolvido utilizado na oxidação da matéria orgânica, porém, por meio de microrganismos. Atualmente, realiza-se a análise que mede a demanda de oxigênio após 5 dias, chamada de DBO5. É estreita a relação entre os dois parâmetros, que estão ligados por seus conceitos. Quantitativamente, a DQO sempre terá valor maior.
Os nutrientes e enzimas Matryx promovem estabilidade, melhora de eficiência e saúde ao sistema biológico: