Os removedores de cor Matryx possuem afinidade com variados segmentos industriais, os quais tem a cor como um problema diário. Por meio de estudos de pesquisa contínuos, a Matryx entrega a seus clientes uma linha robusta e de qualidade.
Linhas de removedores de cor Matryx:
Embalagens para fornecimento: IBC 1.200 kg e granel.
Os removedores de cor Matryx passam por um trabalho de pesquisa e desenvolvimento interno que busca pela melhoria contínua, ofertando produtos que atendem aos mais variados cenários do mercado.
Veja os principais diferenciais dos nossos removedores de cor:
Removedores de cor são polímeros orgânicos de baixo peso molecular e com caráter fortemente catiônico. Seu principal objetivo é remover a cor dos efluentes industriais.
Quando falamos de remoção de cor, estamos falando de partículas dissolvidas no efluente, e não em estado coloidal. É por este fator que os coagulantes não têm atuação tão eficiente na remoção de cor, e é necessário ser aplicado um removedor de cor que, atuando através de reações químicas, conseguirá atingir até mesmo o que está dissolvido.
Existe uma infinidade de corantes utilizados atualmente, sendo que os seus perfis químicos podem variar conforme o segmento industrial. Em alguns casos, as moléculas são tóxicas ao meio ambiente, e podem gerar problemas à biota dos corpos hídricos sem o devido tratamento. Um exemplo que pode ser citado é a família dos corantes “azo”, cuja composição química apresenta grande toxicidade ao meio ambiente.
Outro fator importante para a remoção da coloração da água por meio de removedores de cor é referente à legislação vigente. Segundo o CONAMA 020/86, o lançamento dos efluentes não poderá modificar as características originais do corpo receptor, sendo assim, a água tratada deve estar no padrão de coloração mínimo de onde será lançada.
Conforme já citado anteriormente, os removedores de cor atuam através de reações químicas. É importante verificar o tipo de corante predominante no sistema, pois, sendo o descolorante fortemente catiônico, irá funcionar principalmente sobre corantes aniônicos.
Como produto das reações químicas envolvidas, surgem complexos insolúveis, que sedimentam juntamente com o lodo, deixando a água tratada livre dos corantes, sem cor.
Fator importante ao mecanismo de funcionamento do removedor de cor no tratamento de efluentes é o pH. Muitos dos complexos formados precipitam sob pH específico. Neste caso é necessário realizar testes de bancada - Jar Test - em um primeiro momento, para definir o melhor cenário de atuação para aquele efluente específico.
Para um melhor funcionamento do removedor de cor, recomenda-se o seu uso após o coagulante, que já terá removido as partículas coloidais, restando apenas a coloração solúvel para o removedor de cor remover, conforme esquema a seguir.
Para mais informações de como aplicar o removedor de cor em testes de bancada, acesso a nossa área de conteúdos especiais!
Os removedores de cor Matryx promovem soluções para as estações de tratamento onde atuam: