O Brasil se consolidou como maior exportador de celulose do mundo em 2022, um salto de 22%, segundo dados do Ibá (Instituto Brasileiro de Árvores). São cerca de 760 mil empregos diretos e indiretos gerados por 220 empresas com atividades em 540 municípios, e 3,75 milhões de empregos resultantes do efeito-renda no setor de plantio de árvores.
No mercado de celulose e papel, a água doce provavelmente é o recurso mais crítico. Levando em conta a demanda por produtos de melhor qualidade, a indústria de papel e celulose se torna intensiva no uso de recursos e muito sensível aos aspectos regulatórios e de sustentabilidade operacional. Por isso, esse é um setor preocupado com seus efluentes gerados, sendo parte inerente e não menos importante do que seus processos produtivos. Além disso, o Tratamento de Efluentes é uma importante prática de ESG para todos os setores da indústria, já que não há desenvolvimento sustentável sem a gestão correta dos efluentes, que está ligado diretamente a vários dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A Matryx possui uma extensa linha de floculantes para serem utilizados, tanto no processo produtivo quanto nas estações de tratamento, com os mais variados tipos de carga e pesos moleculares.
Floculantes catiônicos com baixa, média e alta carga e pesos moleculares variados, usados principalmente na separação sólido-líquido da água de processo, mas também no deságue e adensamento do lodo. Pela variedade de produtos oferecidos, é possível encontrar um produto que forneça um floco resistente para suportar turbulência das máquinas e leve para flotar nos Flotadores ou Kroftas, ou serem separados em centrífugas e, um produto que forneça um floco pequeno para uso, por exemplo, em filtros prensa: CHEMIFLOC 9000 – X;
Floculantes aniônicos com baixa e média carga de pesos moleculares variados, usados como agentes de floculação. Devido a esta variedade, é possível encontrar dentro de nossa linha, produtos que forneçam flocos grandes e pesados, ideal para decantadores, além de produtos que gerem flocos grandes e leves, ideal para flotadores: CHEMIFLOC 3000 - X;
Os antiespumantes Matryx podem ser utilizados em várias etapas do processo produtivo além das estações, sejam nos equalizadores, tanques pulmão, lagoas biológicas, no ponto de lançamento do efluente ou em qualquer etapa em que exista a formação de espuma. A linha de antiespumantes da Matryx conta com produtos variados para espumas leves até as mais severas.
Antiespumantes a base de água, para locais onde seja necessária a diminuição e prevenção da espuma. Este antiespumante se destaca devido ao fato de que, após a sua adição, ele não permite a formação de espuma, evidenciando a sua capacidade de bloquear a criação de novas camadas de espuma.
Antiespumantes a base de silicone para espumas medianas e severas, com ótima eficiência inicial e final, mesmo em baixas dosagens.
Antiespumante a base óleo para espumas severas, que se formam em grande quantidade e rapidamente, com ótima eficiência inicial e final e durabilidade do local sem espuma por mais tempo.
O processo produtivo do papel e celulose gera um efluente com deficiência de macronutrientes como nitrogênio e fósforo. Para permitir o crescimento saudável e a manutenção da atividade dos microrganismos no tratamento secundário, e assim, evitar custos adicionais na recuperação do lodo biológico, a Matryx possui produtos específicos que conferem quantidades equilibradas destes macronutrientes, mantendo a proporção adequada para a melhor eficiência do tratamento biológico.
Além disso, possuímos também nutrientes que favorece o desenvolvimento das colônias de microrganismos já existentes no sistema.
Os nutrientes podem ser utilizados no tratamento biológico, diretamente nas lagoas. São produtos biodegradáveis, que não possuem toxicidade e são de fácil manipulação.