O saneamento básico é um conjunto de serviços, infraestruturas e instalações visando abastecer a população com água potável, tratar os esgotos sanitários, cuidar da limpeza urbana e do manejo dos resíduos sólidos (Lei 11.445/2007).
O abastecimento de água potável e o tratamento dos efluentes sanitários são considerados serviços essenciais à vida, e o seu acesso um direito humano fundamental. Além disso, possibilitar o destino adequado aos resíduos líquidos das empresas ou comunidades está ligado a alguns dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) previstos pela ONU, que propôs aos seus países membros uma nova agenda de desenvolvimento sustentável para os próximos 15 anos, a Agenda 2030. Esses 17 “ODS” reúnem os grandes desafios e vulnerabilidades da sociedade como um todo e apontam os principais itens a serem acompanhados de perto pelas empresas, governos e sociedade em geral (ESG).
Diante deste ponto de vista, o tratamento dos efluentes que geramos não deve ser considerado somente como uma questão de legislação, mas sim, uma questão de ética e de responsabilidade com o nosso planeta e com os demais seres humanos.
Os floculantes podem ser utilizados nas estações de tratamento de esgoto, na parte inicial como agentes de floculação. Também, podem ser utilizados no tratamento biológico como auxiliares, no deságue e adensamento do lodo e por fim, nas estações de tratamento de águas (ETA). A Matryx possui uma extensa linha de floculantes com os mais variados tipos de carga e pesos moleculares.
Por sua elevada carga orgânica, tanto o tratamento de água que vem dos rios, quanto o tratamento de esgoto sanitário, gera uma quantidade considerável de espuma indesejada. Os antiespumantes Matryx podem ser utilizados nos equalizadores, tanques pulmão, lagoas biológicas, no ponto de lançamento do efluente ou em qualquer etapa em que exista a formação de espuma.
A nossa linha oferece soluções para todos os tipos de espumas, desde as mais leves até as mais severas.
Os auxiliares de floculação da Matryx são indicados quando há baixa eficiência de tratamento, e/ou quando há arraste nos decantadores biológicos. Esses produtos são formulados para proporcionar aceleração da floculação e da sedimentação, além de auxilias na degradação de materiais orgânicos e inorgânicos. São produtos orgânicos e atóxicos, não prejudicam a biota, e melhoram o metabolismo dos microrganismos no lodo, melhorando os resultados de remoção de DBO, DQO, Fósforo e Enxofre, além de previr a formação de espuma e melhorar o comportamento da desidratação, com flocos mais estáveis e resistentes ao cisalhamento.
Os nutrientes Matryx podem ser utilizados no tratamento biológico, diretamente nas lagoas. São produtos biodegradáveis, sem nenhuma toxicidade e de fácil manipulação.