Soluções para Mineração
O uso da água <br /><strong>na mineração</strong>

O uso da água
na mineração

A mineração tem importante papel na indústria nacional, pois é o segmento fornecedor de matéria-prima para todos os tipos de indústrias existentes no país (IBRAM). À medida que a transição energética se acelera, a demanda por metais e minerais crescerá. O setor de mineração desempenha um papel fundamental na geração de empregos no país, sendo responsável pelo emprego direto de mais de 206 mil pessoas.
A mineração está entre os segmentos que mais consomem água, e a preocupação com sua reutilização adequada está cada vez mais presente. Como provedores de matérias-primas, mineradoras e siderúrgicas estão bem-posicionadas para terem papel preponderante no movimento em prol da economia circular, produzindo menor impacto nas pessoas e nos planetas. Em uma economia circular, o sistema é otimizado para evitar “vazamentos de valor” ou transformá-los em receitas. A retenção de valor também é um exercício de prevenção de custos.
Tendo em vista que a tendência para o setor de mineração seja cada vez mais a economia circular, e a sustentabilidade econômica, ambiental e social, o Tratamento de Efluentes se torna uma importante prática de ESG, já que não há desenvolvimento sustentável sem a gestão correta dos efluentes e resíduos, que está ligado diretamente a vários dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os coagulantes Matryx <br /><strong>na mineração</strong>

Os coagulantes Matryx
na mineração

Os coagulantes Matryx podem ser utilizados largamente na mineração, tanto inseridos dentro dos processos produtivos visando melhorar o desempenho do sistema, como também, no tratamento de águas e de efluentes.

A linha de coagulantes especiais ECOFLOC e SINFLOC e a linha dos coagulantes orgânicos traz produtos desenvolvidos especialmente para a mineração:

  • Uso em espessadores para coagulação de partículas muito finas oriundas da moagem e etapas de deslamagem ou de rejeitos de processos minerários, permitindo a ação posterior do floculante, com o objetivo tanto de recuperar água para o processo, quanto para adensar os rejeitos para disposição final;
  • Nas estações de tratamento de água potável instaladas dentro das mineradoras;
  • Nas estações de tratamento de efluentes oriundos de água de mina ou processos químicos para concentração de metais, onde há precipitação, coagulação e sedimentação de semi-metais ou metais pesados. Neste caso, os coagulantes podem ser utilizados tanto no processo de precipitação quanto na coagulação de sólidos em suspensão;
  • Na coagulação de óleos em sistemas de separação água-óleo para tratamento de efluentes de oficina de manutenção.
Os floculantes Matryx <br /><strong>na mineração</strong>

Os floculantes Matryx
na mineração

Na mineração, os floculantes podem ser utilizados em etapas do processo produtivo e, nas estações de tratamento de efluentes. Linha CHEMIFLOC® possui excelente desempenho, com variados pesos moleculares e diferentes densidades de carga, que podem ser utilizados em uma variada gama de minérios e tipos de efluentes, trazendo a qualidade e tecnologia.

  • Floculantes aniônicos em pó ou emulsão, com alto peso molecular, disponíveis com carga baixa, média e alta e floculantes não-iônicos de alto peso molecular. Possuem excelente desempenho para uso em processos de sedimentação, geralmente em espessadores, para agregar as partículas sólidas de polpas minerais, tanto para recuperar água para reuso no processo industrial, quanto para ajustar o percentual de sólidos desta polpa para as próximas etapas ou disposição final;
  • Floculantes aniônicos, com carga baixa, média e alta, que podem ser utilizados em estações de tratamento de efluentes para a separação dos precipitados metálicos do efluente tratado;
  • Os floculantes Matryx possuem ótimo desempenho até mesmo em baixas dosagens, auxiliando na clarificação da água em todos os processos em que atua, atuando na remoção da turbidez e podem ser usados juntamente com o coagulante.
  • São aplicados para o deságue e adensamento da “lama” ou rejeito, e auxílio na separação sólido-líquido em centrífugas, filtros prensa, etc.
Os antiespumantes Matryx<br /><strong>na mineração</strong>

Os antiespumantes Matryx
na mineração

Na mineração, em alguns processos de beneficiamento do minério se faz necessária a etapa da flotação, onde pode ocorrer a formação de espuma. Os antiespumantes podem ser utilizados como reguladores do espumamento na flotação ou para a quebra da espuma em etapas posteriores à flotação, de modo a diminuir o impacto da espuma nestes processos, uma vez que ela pode ser prejudicial aos mesmos. A linha de antiespumantes Matryx conta com produtos variados para espumas leves até as mais severas.

  • Antiespumantes a base de silicone, que é bem versátil com aplicações desde espumas medianas até as espumas mais severas, com ótima eficiência inicial e final, mesmo em baixas dosagens.  
  • Antiespumantes a base de água, para locais onde seja necessária a diminuição e prevenção da espuma. Este antiespumante se destaca porque, após a sua adição, ele tem a capacidade de evitar que nova espuma se forme.
  • Antiespumante a base óleo para espumas severas, que se formam em abundância e rapidamente, com ótima eficiência inicial, e destaque para a capacidade de eliminação da espuma.
Supressores de <br /><strong>poeira na mineração</strong>

Supressores de
poeira na mineração

Emissões de particulados na mineração (poeira) são decorrentes do tráfego intenso de veículos pesados, desmonte de minério, áreas de transferência e empilhamento. O uso dos Supressores de Poeira da linha CHEMIDUST auxiliam na boa relação com as comunidades locais, bem como para a segurança operacional interna nas áreas de fluxo intenso de veículos. Além disto, reduzem significativamente o consumo de água e as horas trabalhadas de veículos associados a esta aplicação (pipa), colaborando com a Saúde, Segurança e Meio Ambiente dos colaboradores e comunidades vizinhas.

  • Polímeros específicos para cada aplicação - Vias e TPV (taludes, pilhas e vagões);
  • Os Supressores formam uma camada de proteção que impede o arraste de particulados pela ação eólica e emissão de poeira pelo tráfego de veículos pesados;
  • Redução expressiva do consumo de água e do número de viagens de caminhão pipa para esta finalidade;
  • Melhoram a visibilidade no trânsito de veículos pesados: mais segurança nas operações;
  • Os supressores TPV podem ser pigmentados, conforme local de aplicação e preferência do cliente;
  • Fácil preparação e aplicação;
  • Produtos não agressivos ao meio ambiente.
Modificadores reológicos <br /><strong>na mineração</strong>

Modificadores reológicos
na mineração

A reologia da polpa desempenha um papel muito importante nos diversos processos de tratamento de minérios como classificação, moagem, concentração, espessamento, filtração e disposição de polpas de rejeitos, com atuação na velocidade de sedimentação das partículas. Ao diminuir o tamanho da partícula, essa dependência se torna mais evidente. Além disso, a reologia tem um papel fundamental no transporte de polpas ao longo de dutos, não somente na usina de beneficiamento, mas também em minerodutos. (CETEM) Por isso os produtos da Matryx linha CHEMIFLOC 8300-X e tornaram importantes aliados na otimização de processos, atuando como modificador de reologia em processos da mineração.

  • Possui excelente desempenho em polpas minerárias variadas.
  • Maior economia de água, pois ele otimiza a recuperação dela nas operações.
  • Promove redução de energia, inclusive nos processos de transferência da Polpa minerária.

Os auxiliares de filtragem
na mineração

A filtragem é utilizada para a remoção de água de concentrados e resíduos finais, o que tem sido um problema relevante em diversos processos minerais devido ao longo período de ciclo, além das dificuldades operacionais na formação e desaguamento de tortas.

O objetivo principal dos auxiliares de filtragem Matryx é facilitar a separação do sólido, devido à afinidade das moléculas do AZZURE com o meio filtrante, aumentando a eficiência do processo de desague da torta na mineração, além de aumentar o percentual de sólidos do sistema. Auxilia a operação como um todo, de modo que o processo possa se tornar mais viável e com maior eficiência.

O Auxiliar de Filtragem Matryx é um produto líquido, e não altera o pH do meio, o que facilita seu uso em planta, é um produto a base de molécula orgânica que possui peso molecular baixo.

Interessado?
Solicite um orçamento

Envie sua mensagem e em breve retornaremos o contato.
*Campos obrigatórios