O Brasil é um dos principais exportadores de carne bovina e de frango do mundo, com potencial para aumentar sua participação no mercado global. A produção de carne bovina para exportação deve ultrapassar a marca de três milhões de toneladas entre 2025 e 2030. A produção brasileira de carne de frango, chegou a 14,500 milhões de toneladas em 2022, com este número, o Brasil supera a China e assume o segundo lugar entre os maiores produtores mundiais de carne de frango. Já em relação à carne suína, a produção brasileira em 2022 chegou a 5 milhões de toneladas produzidas, superando em 6,5% o ano de 2021, sendo recorde para o setor segundo (Dados ABPA). Além disso, o setor também se destaca por suas ações de sustentabilidade, buscando reduzir os impactos ambientais e sociais da produção.
Os abatedouros de carne bovina, suína e de aves utilizam quantidades consideráveis de água ao longo de seus processos produtivos. Este efluente possui caracteristicamente abundância de sólidos em suspensão e uma DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio) alta, o que torna necessário cuidados especiais nas estações de tratamento de efluentes dos mesmos.
Tendo em vista que a tendência para o setor de proteína animal seja cada vez mais preocupado sobre as agendas de sustentabilidade, principalmente por conta das exigências de vários países que são grandes e importantes importadores, o Tratamento de Efluentes se torna uma importante prática de ESG, já que não há desenvolvimento sustentável sem a gestão correta dos efluentes, que está ligado diretamente a vários dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Os coagulantes são utilizados nas estações no tratamento primário e biológico. A Matryx possui uma extensa linha de floculantes, com os mais variados tipos de carga e pesos moleculares.
Os floculantes podem ser utilizados nas estações de tratamento de efluentes, no tratamento primário, atuando nos tanques de floculação, assim como auxiliares no tratamento biológico em alguns casos. Por fim, atuam também no deságue e adensamento do lodo. A Matryx possui uma extensa linha de floculantes, com os mais variados tipos de carga e pesos moleculares.
Os antiespumantes Matryx podem ser utilizados nos equalizadores, tanques pulmão, lagoas biológicas, no ponto de lançamento do efluente ou em qualquer etapa em que exista a formação de espuma. A linha de antiespumantes da Matryx conta com produtos variados para espumas leves até as mais severas
Para permitir o crescimento saudável dos microrganismos, é necessário que haja equilíbrio do ambiente biológico, gerando assim boa eficiência, além de reduzir a necessidade e os custos com outras etapas de tratamento subsequentes. A Matryx possui produtos específicos que auxiliam esse equilíbrio, os quais podem ser utilizados no tratamento biológico, diretamente nas lagoas, ou nos tanques de equalização. São produtos biodegradáveis, sem nenhuma toxicidade e de fácil manipulação.