Soluções para Frigoríficos
O uso da água <br /><strong>em frigoríficos</strong>

O uso da água
em frigoríficos

O Brasil é um dos principais exportadores de carne bovina e de frango do mundo, com potencial para aumentar sua participação no mercado global. A produção de carne bovina para exportação deve ultrapassar a marca de três milhões de toneladas entre 2025 e 2030. A produção brasileira de carne de frango, chegou a 14,500 milhões de toneladas em 2022, com este número, o Brasil supera a China e assume o segundo lugar entre os maiores produtores mundiais de carne de frango. Já em relação à carne suína, a produção brasileira em 2022 chegou a 5 milhões de toneladas produzidas, superando em 6,5% o ano de 2021, sendo recorde para o setor segundo (Dados ABPA). Além disso, o setor também se destaca por suas ações de sustentabilidade, buscando reduzir os impactos ambientais e sociais da produção.

Os abatedouros de carne bovina, suína e de aves utilizam quantidades consideráveis de água ao longo de seus processos produtivos. Este efluente possui caracteristicamente abundância de sólidos em suspensão e uma DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio) alta, o que torna necessário cuidados especiais nas estações de tratamento de efluentes dos mesmos.

Tendo em vista que a tendência para o setor de proteína animal seja cada vez mais preocupado sobre as agendas de sustentabilidade, principalmente por conta das exigências de vários países que são grandes e importantes importadores, o Tratamento de Efluentes se torna uma importante prática de ESG, já que não há desenvolvimento sustentável sem a gestão correta dos efluentes, que está ligado diretamente a vários dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os coagulantes Matryx <br /><strong>nos frigoríficos</strong>

Os coagulantes Matryx
nos frigoríficos

Os coagulantes são utilizados nas estações no tratamento primário e biológico. A Matryx possui uma extensa linha de floculantes, com os mais variados tipos de carga e pesos moleculares.

  • Coagulantes especiais que atuam bem na remoção de turbidez oriunda dos processos produtivos dos frigoríficos em geral, que auxiliam na formação de um floco grande e, ao mesmo tempo, leve, ideal para flotadores.
  • Auxiliares na remoção de sulfetos que auxiliam na remoção das gorduras presentes nos efluentes.
  • Coagulantes que podem ser utilizados também no tratamento secundário, auxiliando na melhor formação dos flocos: linha de coagulantes orgânicos;
  • Produtos que não requerem tanta alcalinidade e até coagulantes alcalinos que ajustam o pH além de auxiliar na coagulação.
  • Produtos isentos de ferro ou que geram menor concentração de alumínio no efluente tratado.

 

Os floculantes Matryx<br /><strong>nos frigoríficos</strong>

Os floculantes Matryx
nos frigoríficos

Os floculantes podem ser utilizados nas estações de tratamento de efluentes, no tratamento primário, atuando nos tanques de floculação, assim como auxiliares no tratamento biológico em alguns casos. Por fim, atuam também no deságue e adensamento do lodo. A Matryx possui uma extensa linha de floculantes, com os mais variados tipos de carga e pesos moleculares.

  • Floculantes aniônicos em pó (carga baixa e média) e emulsão. São aplicados no tratamento primário como agentes de floculação. A escolha do melhor floculante vai depender da quantidade de carga que o efluente possui: CHEMIFLOC 3000 - X;
  • Floculantes catiônicos em pó (carga baixa, média e alta) e emulsão. São aplicados para o deságue e adensamento do lodo em centrífugas, filtros prensa, etc., também, podem ser utilizados como auxiliares no tratamento biológico: CHEMIFLOC 9000 – X;
  • Floculantes adequados para a geração de flocos grandes e leves, mesmo utilizando baixas dosagens, ideal para boa eficiência nos flotadores;
  • Produtos adequados para formar um floco resistente, importante no uso de centrífugas;
  • Os floculantes Matryx auxiliam na clarificação do efluente, atuando na remoção da turbidez juntamente com o coagulante.
Os antiespumantes matryx<br /><strong>nos frigoríficos</strong>

Os antiespumantes matryx
nos frigoríficos

Os antiespumantes Matryx podem ser utilizados nos equalizadores, tanques pulmão, lagoas biológicas, no ponto de lançamento do efluente ou em qualquer etapa em que exista a formação de espuma. A linha de antiespumantes da Matryx conta com produtos variados para espumas leves até as mais severas

  • Antiespumantes a base de silicone, que é bem versátil, com aplicações desde espumas medianas até as espumas mais severas, com ótima eficiência inicial e final, mesmo em baixas dosagens.  
  • Antiespumantes a base de água, para locais onde seja necessária a diminuição e prevenção da espuma. Este antiespumante se destaca porque, após a sua adição, ele tem a capacidade de evitar que nova espuma se forme.
  • Antiespumante a base óleo para espumas severas, que se formam em abundância e rapidamente, com ótima eficiência inicial, e destaque para a capacidade de eliminação da espuma. 
Os nutrientes Matryx<br /><strong>nos frigoríficos</strong>

Os nutrientes Matryx
nos frigoríficos

Para permitir o crescimento saudável dos microrganismos, é necessário que haja equilíbrio do ambiente biológico, gerando assim boa eficiência, além de reduzir a necessidade e os custos com outras etapas de tratamento subsequentes. A Matryx possui produtos específicos que auxiliam esse equilíbrio, os quais podem ser utilizados no tratamento biológico, diretamente nas lagoas, ou nos tanques de equalização. São produtos biodegradáveis, sem nenhuma toxicidade e de fácil manipulação.

  • Na linha de Nutrientes Matryx há substratos que fornecem nutrientes básicos para manter o tratamento biológico saudável. Desta forma, é possível aumentar a eficiência do tratamento como um todo.
  • Produtos específicos para quando o desequilíbrio está na falta de Fósforo, ou de Nitrogênio, ou de ambos, indicado quando há altas cargas de DBO e DQO. Também há nutrientes usados para suprir a falta de DBO, quando há altas cargas de Nitrogênio e/ou Fósforo, mas baixas cargas orgânicas.
  • Os Nutrientes da Matryx, contém microrganismos especiais que ajudam a manter as colônias do tratamento biológico de forma equilibrada, e são usados para deixar os sistemas de tratamento biológico mais saudáveis, favorecendo o desenvolvimento de suas colônias
  • Biocatalisadores naturais Matryx, que quebram as cadeias de gordura e proteína, para facilitar a alimentação dos microrganismos. São Enzimas que auxiliam na quebra das cadeias, reduzindo o tempo gasto pelas bactérias para a digestão e eliminação de gorduras e proteínas, aumentando a eficiência de tratamento.

Interessado?
Solicite um orçamento

Envie sua mensagem e em breve retornaremos o contato.
*Campos obrigatórios