A presença da indústria de laticínios no atual cenário brasileiro é de grande representatividade, o Brasil está entre os maiores produtores de leite do mundo, sendo um dos setores da indústria de alimentos que mais cresceu nos últimos anos, no agronegócio brasileiro.
A indústria de laticínios utiliza abundância de água em seus processos de produção, o que torna necessário uma maior preocupação com o tratamento dos efluentes gerados, para que uma boa relação custo-benefício se estabeleça.
Os coagulantes são utilizados nas estações de tratamento de efluentes na parte primária, também, no tratamento terciário ou ainda como auxiliar no tratamento biológico. Também, são utilizados nas estações de tratamento de água. A linha de coagulantes especiais Ecofloc e também a linha dos coagulantes orgânicos traz produtos desenvolvidos para atender às necessidades das indústrias de laticínios.
Os floculantes podem ser utilizados nas estações de tratamento de efluentes, na parte inicial após o coagulante. Também, podem ser utilizados no tratamento biológico como auxiliares, no deságue e adensamento do lodo e por fim, nas estações de tratamento de água. A Matryx possui uma extensa linha de floculantes, com os mais variados tipos de carga e pesos moleculares.
Os antiespumantes Matryx podem ser utilizados nos equalizadores, tanques pulmão, lagoas biológicas, no ponto de lançamento do efluente ou em qualquer etapa em que exista a formação de espuma. A linha de antiespumantes da Matryx conta com produtos variados para espumas leves até as mais severas.
Para permitir o crescimento saudável dos microrganismos, é necessário que haja equilíbrio do ambiente biológico, gerando assim boa eficiência, além de reduzir a necessidade e os custos com outras etapas de tratamento subsequentes. A Matryx possui produtos específicos que auxiliam esse equilíbrio, os quais podem ser utilizados no tratamento biológico, diretamente nas lagoas, ou nos tanques de equalização. São produtos biodegradáveis, sem nenhuma toxicidade e de fácil manipulação.