O setor reúne uma grande variedade de processos produtivos, o que resulta em efluentes com perfis específicos e características distintas. Além das soluções voltadas ao tratamento desses efluentes, também há demanda por matérias-primas aplicáveis a diferentes operações da indústria química.
A diversidade de efluentes exige eficiência ao longo do tratamento primário, secundário e terciário, incluindo remoção de turbidez, cor e gorduras, além de ajustes de pH quando necessários. No tratamento biológico, manter o equilíbrio do ambiente é essencial para sustentar a eficiência e reduzir a necessidade e os custos com etapas subsequentes.
Neste segmento, coagulantes, floculantes, antiespumantes, removedores de cor, nutrientes/enzimas e matérias-primas são fundamentais para atender a cenários com alta carga de contaminantes e necessidades específicas em cada etapa do tratamento. Ao combinar soluções para turbidez, cor, espuma, pH e equilíbrio do biológico, é possível adaptar o tratamento à realidade de cada processo produtivo.