Tratamento de água e efluentes para curtumes

O setor do couro emprega atualmente mais de 30 mil trabalhadores, com 244 plantas curtidoras, 2.800 indústrias de componentes para couro e calçados, movimentando US$ 2 bilhões a cada ano (dados CICB, 2023). Em curtumes, o uso intenso da água é inerente ao processo produtivo, e o tratamento dos efluentes líquidos é parte tão importante quanto a própria produção do couro.

Características do segmento

Água e responsabilidade no processo

O uso intenso da água é parte inerente à produção, e a preocupação com o desenvolvimento sustentável e a necessidade de manter o meio ambiente saudável para as futuras gerações movem diariamente a força de trabalho do setor. Nesse contexto, o tratamento dos efluentes gerados se torna um eixo de geração de valor com responsabilidade.

Desafios do segmento

Efluentes complexos e eficiência do tratamento

A operação exige eficiência no tratamento desde as etapas iniciais até o tratamento biológico, com foco em turbidez, cor, gorduras e sulfetos. Manter o equilíbrio do ambiente biológico também é decisivo para melhorar a eficiência do tratamento como um todo e reduzir a necessidade e os custos com etapas subsequentes.

Produtos indicados

Neste segmento, coagulantes, floculantes, antiespumantes, removedores de cor, nutrientes/enzimas e carvões ativados se conectam diretamente às necessidades do tratamento: atuam na coagulação e clarificação, no controle de espuma, na remoção de cor e odor, no equilíbrio do tratamento biológico e no polimento da água tratada. Essa combinação permite enfrentar efluentes com alta carga de contaminantes e sustentar a eficiência do processo ao longo das etapas.